Presidente do Governo elogia organização do Curso de Preparadores de Animais, prova da “excelência” do setor agrícola

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou hoje a Associação Agrícola de São Miguel e a Federação Agrícola dos Açores pela organização do XV Curso de Preparadores de Animais, momento de “orgulho” para o setor agrícola e espelho da “excelência” do mesmo.

“Temos uma qualidade de produto que causa inveja no contexto nacional e europeu e é motivação para o continuo aperfeiçoamento das condições de rendimento e produtividade”, sinalizou o governante.

O Presidente do Governo lembrou que as “regras do mercado” têm de existir, mas o Executivo tem marcado uma posição, em conjunto com a Federação, contrária ao “esmagamento” do rendimento dos produtores.

“A produção está a fazer o seu papel. A indústria tem de assumir a sua responsabilidade no sentido da transformação de qualidade para que, na lógica do funcionamento do mercado, seja no preço ao consumidor, seja num preço justo a pagar ao produtor, haja um reequilíbrio”, declarou José Manuel Bolieiro.

O Governo dos Açores, acrescentou ainda, permanecerá “vigilante” para promover um “equilíbrio justo” entre os “preços e os rendimentos” dos produtores do setor.

“Não é esmagando o preço ao produtor que temos matéria-prima, qualidade e quantidade suficiente para fazer funcionar a nossa economia”, vincou o governante.

A edição deste ano do Curso de Preparadores de Animais teve, indica a organização, mais de 60 participantes.

O curso tem como principal objetivo aprimorar a apresentação dos animais nos concursos pecuários, que são a montra genética das explorações, o que evidencia todo o investimento e progresso obtido pelos produtores.

noticia da Presidência do Governo Regional

23.4428.jpg 23.4429.jpg 23.4430.jpg

Dia Mundial da Água. Entrevista ao jornal Correio dos Açores para assinalar a importância deste precioso recurso natural.

Aceito com humildade o erro porque tenho a certeza que não foi intencional.
Quem nunca errou que atire a primeira pedra.
O mais importante é o discurso que passou na entrevista e não o interlocutor, possamos todos caminhar na direção de colmatar as falhas no abastecimento de água agrícola.
Tinha e continuo a ter o maior respeito pelo Correio dos Açores porque a liberdade de expressão e da imprensa é uma das pedras basilares da nossa democracia.

Inauguração da requalificação da Lagoa do Caldeirão Grande.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à inauguração da obra de requalificação da lagoa artificial do Caldeirão Grande, em Ponta Delgada, um investimento de cerca de um milhão de euros.

A infraestrutura, sublinhou o Presidente do Governo, representa uma “oportunidade de gestão” para a “racionalização de água” na ilha de São Miguel.

“São Miguel é uma ilha que tem muita água. O problema é gerir essa água para os períodos de fenómenos extremos, também fruto das alterações climáticas, com períodos de pluviosidade extrema e de seca acentuada. É preciso fazer estes reservatórios para garantir a sua distribuição”, declarou o governante.

“Quero deixar uma palavra de grande congratulação pela realização, finalmente, desta obra, essencial no quadro da sustentabilidade e da gestão de água para distribuir à nossa agricultura”, declarou ainda, falando aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração.

O Presidente do Governo avançou ainda que a lavoura açoriana vai poder concorrer a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para assegurar o abastecimento de água.

“Este ano há possibilidade de as explorações agropecuárias tratarem do seu próprio abastecimento de água com candidaturas ao PRR”, vincou.

A requalificação vai permitir aumentar a capacidade de lagoa em 15 mil metros cúbicos, ficando assim disponíveis 47 mil metros cúbicos.

Presentes na cerimónia estiveram, entre outros, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento, o Presidente do Conselho de Administração da IROA, SA, Hernâni Costa, e o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral.

autor: Presidência do Governo Regional

Foi uma honra receber o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Trofa e vereação nas instalações da IROA S.A. para debater temas e preocupações em comum no ordenamento agrário e rural.

“Aproveitamos a passagem pelos Açores para visitar o IROA – Instituto Regional do Ordenamento Agrário sediado no Município da Ribeira Grande, acompanhados pelo Presidente do Conselho de Administração, Hernâni Costa.
Este momento serviu para conhecermos melhor o trabalho desta instituição em prol do desenvolvimento sustentado das zonas rurais, da modernização e diversificação da agropecuária e da melhoria da competitividade da agricultura açoriana.
Na Trofa, defendemos que uma agricultura apoiada e moderna é fundamental para a sustentabilidade da economia portuguesa.”

Auto de consignação do sistema de abastecimento de água agrícola na Criação Velha.

https://www.facebook.com/iroaazores/videos/737467951023743

“Obras no abastecimento de água às pastagens na Criação Velha já estão a decorrer.

Consignada em fevereiro, as obras para o sistema de abastecimento de água nas pastagens da criação velha, estão a decorrer a “bom Ritmo”, afirmou Hernâni Costa.

Questionado sobre a extensão deste abastecimento para todo o Concelho, o Presidente do IROA, afirmou que, no momento, o sistema vai-se limitar à freguesia da Criação Velha, por ter uma ligação de quase 5 km.

Ciente da limitação da água, segundo Hernâni Costa, existirão máquinas controladas por chave magnética para que apenas os agricultores inscritos tenham acesso a esta água que, para o responsável, deve ser paga.

Recorde-se que o auto de consignação da empreitada de construção do sistema de Abastecimento de Água à Criação Velha foi assinada em fevereiro passado, com um investimento inicial de cerca de 700 mil euros e um prazo de execução de 180 dias, numa obra adjudicada à empresa Tecnovia.” autor Rádio Pico

Participação da IROA S.A. na tradição do “Cantar às Estrelas”.

A 27.ª edição do tradicional Cantar às Estrelas realizada no dia 1 de fevereiro, no concelho da Ribeira Grande, teve neste ano a participação da IROA SA.

Um agradecimento aos nossos funcionários, familiares e amigos que integraram o grupo com empenho e alegria.

https://www.facebook.com/iroaazores/videos/424511223189980

 

 

Linha de Apoio a avarias 24 horas