“O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à cerimónia de inauguração da Obra do Poço do Ratinho, na freguesia de Guadalupe, concelho de Santa Cruz da Graciosa, um investimento que reforça o abastecimento de água à atividade agrícola e contribui para aumentar a resiliência hídrica da ilha.

O líder do executivo açoriano destacou a dupla importância desta intervenção, ao responder às necessidades da lavoura e, simultaneamente, criar condições para reforçar o abastecimento de água à população da Graciosa.

“Este é um projeto que vai beneficiar a lavoura, mas que pode também contribuir para melhorar o abastecimento de água à população”, afirmou o Presidente do Governo, sublinhando que o executivo açoriano “nunca ignorou as prioridades reais da população” e que a disponibilidade de água constitui uma prioridade estratégica para a ilha.

A intervenção, localizada no Caminho da Igreja, insere-se no Perímetro de Ordenamento Agrário de Santa Cruz–Guadalupe, o primeiro perímetro de ordenamento agrário criado na Região Autónoma dos Açores, em 1995, e que abrange uma área de cerca de 1.400 hectares.

A empreitada representa um investimento global de 142.308,44 euros, com IVA incluído, financiado a 100% pelo Fundo Ambiental, ao abrigo do protocolo estabelecido para 2026 com a IROA, S.A. A obra foi executada pela empresa Almério & Cordeiro, Lda.

A intervenção consistiu na instalação de um grupo hidropressor para captação da água do Poço do Ratinho e na execução de cerca de 700 metros de conduta, permitindo a bombagem e condução da água até ao reservatório da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

No decorrer da cerimónia foi também assinado um protocolo entre a IROA, S.A. e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, estabelecendo a articulação necessária para a utilização da água captada e da infraestrutura municipal.

A solução permitirá que a água do Poço do Ratinho seja encaminhada para o reservatório municipal, contribuindo não apenas para responder às necessidades da atividade agrícola, mas também para reforçar os recursos hídricos disponíveis na ilha e criar condições para a sua utilização no abastecimento à população, mediante o cumprimento dos requisitos de qualidade aplicáveis.

A nova infraestrutura entrará em fase de testes na próxima semana, para verificação do funcionamento do sistema e das condições de bombagem. Concluída esta fase, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa iniciará a bombagem da água do Poço do Ratinho para o reservatório municipal.

José Manuel Bolieiro salientou que esta articulação constitui “um exemplo da boa cooperação entre o Governo dos Açores e a autarquia”, permitindo conjugar esforços e recursos para dar resposta a uma necessidade concreta da ilha.

“Esta é uma necessidade atual, mas é também estratégica para o futuro da ilha Graciosa”, vincou o Presidente do Governo.

Com uma capacidade de bombagem estimada em 50 metros cúbicos por dia, o Poço do Ratinho permitirá disponibilizar um volume de água equivalente às necessidades de abeberamento de cerca de 500 bovinos, correspondendo a aproximadamente 6% do efetivo bovino da Graciosa, que em 2025 era de 8.265 animais.

A área diretamente beneficiada pela intervenção é de cerca de 191 hectares, abrangendo aproximadamente 80 explorações agrícolas e 300 parcelas.

A obra do Poço do Ratinho integra um conjunto mais vasto de investimentos previstos no âmbito do protocolo estabelecido para 2026 entre o Fundo Ambiental e a IROA, S.A., no valor global de um milhão de euros e com financiamento a 100%, abrangendo intervenções em seis ilhas dos Açores.

No total, está prevista a construção de cinco novos reservatórios, com uma capacidade conjunta de armazenamento de 1.250 metros cúbicos, 6,6 quilómetros de condutas e a instalação de 100 ramais de abastecimento às explorações agrícolas.

O valor médio dos investimentos abrangidos pelo protocolo ronda os 95 mil euros, sendo a intervenção do Poço do Ratinho, no valor de 142.308,44 euros, superior a essa média.

O reforço das infraestruturas de abastecimento de água constitui uma resposta às necessidades da agricultura e contribui para aumentar a capacidade da Graciosa para enfrentar períodos de maior escassez hídrica, promovendo uma utilização mais eficiente e resiliente de um recurso essencial para os agricultores e para a população.

A cerimónia contou ainda com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, do Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, António Reis, e do Presidente do Conselho de Administração da IROA, S.A., Pedro Hintze Ribeiro”.

Fonte: https://portal.azores.gov.pt/web/comunicacao/news-detail?id=23895841