Na passada terça-feira foi inaugurado um novo sistema de abastecimento de água agrícola no lugar dos Barreiros na freguesia da Maia. Esta empreitada consistiu no aproveitamento do excedente de água de abastecimento público no reservatório da Câmara Municipal da Ribeira Grande, com a construção de um novo reservatório de 250 m3 e um ponto de abastecimento de água aos agricultores com equipamento de controlo acionado por chave digital.
Na inauguração que contou com a presença de duas dezenas de agricultores, estiveram presentes o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Eng. António Ventura), com o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande (Carlos Anselmo), a Presidente da Junta de Freguesia da Maia (Susana Ferreira), o Presidente da Federação Agrícola dos Açores (Jorge Rita), deputados da Assembleia Legislativa (Délia Melo e Carlos Silva), representantes de associações e cooperativas agrícolas (Costa Norte, Leste de São Miguel, Jovens Agricultores e Bom Pastor) e os funcionários da IROA, SA liderados por Hernâni Costa.
O Presidente do IROA começou por referir que este foi um verdadeiro projeto de parceria entre entidades, conjugando esforços com o objetivo de aumentar as alternativas de abastecimento nesta importante zona rural e que este era mais um investimento que integra um plano estrutural para aumentar a capacidade de armazenamento de água em São Miguel. Também referiu que este novo ponto de abastecimento já conta com um sistema de contagem e cobrança acionado por chave digital que vai permitir que apenas os agricultores registados possam ter acesso a esta água agrícola. Hernâni Costa referiu que “o setor agrícola e a sua forte dependência da disponibilidade de água obriga-nos a tomar medidas e a adotar soluções técnicas e políticas que se traduzam num uso mais racional deste importante recurso natural”.
O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural António Ventura destacou a importância de projetos que promovam a sustentabilidade do setor agrícola, nomeadamente no abastecimento de água que como recurso natural que não é inesgotável, sendo necessário tornar eficiente todos os mecanismos das infraestruturas de captação, transporte e distribuição e minimizar as perdas de água na agricultura.
Referiu ainda que a importância do setor agrícola na economia regional tem que ser enaltecida porque sem agricultura não há alimentos, não há sustentabilidade e os Açores seriam muito mais pobres, por isso mesmo “temos que enaltecer o papel dos agricultores na sociedade como um dos pilares da nossa economia e modo de vida”.