Iniciei as minhas funções de Presidente do Conselho de Administração da IROA, S.A. no passado dia 15 de Março de 2021, data do meu aniversário natalício. Agradeço ao Dr. José Manuel Bolieiro, como Presidente do Governo Regional dos Açores e ao Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural engenheiro António Ventura toda a confiança depositada na minha pessoa e na minha equipa.

Venho com um sentido de missão, extremamente motivado para este novo desafio profissional e com a garantia de que não será por falta de empenho e dedicação que todos vamos continuar a contribuir para a modernização do sector agrícola regional.

Se nenhuma organização consegue ter sucesso sem uma excelente equipa de trabalho, a minha primeira palavra vai para os colaboradores da empresa. Felizmente temos a sorte de contar nos nossos quadros com uma experiente e motivada equipa de técnicos que vestem a camisola da IROA, SA com orgulho e dedicação. Cabe agora ao novo Conselho de Administração continuar a motivar e incentivar a equipa no sentido de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Uma palavra especial também para os nossos parceiros do sector, desde associações, cooperativas, organizações, estruturas e Federação Agrícola dos Açores, a certeza de que sem o vosso apoio será impossível levar a cabo o nosso desiderato. O conhecimento específico e próximo das dificuldades diárias dos nossos agricultores serão a base do nosso trabalho e a nossa preocupação constante. A IROA, SA só existe para que o trabalho e os rendimentos dos nossos agricultores sejam cada vez melhores e no que depender da nossa ação seremos proativos e próximos daqueles que melhor conhecem a realidade da nossa agricultura.

Também uma referência às autarquias locais, desde câmaras municipais a juntas de freguesia espalhadas pelas nove ilhas dos Açores, também será necessário um trabalho integrado e numa parceria recorrente. A identificação de investimentos futuros e sobretudo a manutenção e reparação das infraestruturas existentes serão um desafio permanente da nossa ação conjunta e contamos com todos para atingirmos os nossos objetivos.

Aos meus colegas de Administração, Dra. Sofia Inácio e Sr. Luís Fernandes, desejo que consigamos chegar ao último dia de mandato da mesma forma que iniciamos este aliciante trajeto, com um forte sentido de responsabilidade pela enorme tarefa que temos pela frente e sempre imbuidos de um sentimento de união e amizade. Confio nas vossas potencialidades e tenho a certeza que faremos um excelente trabalho em conjunto em prol da agricultura açoriana.

Uma palavra final para todos os agricultores dos Açores, com esta nova Administração as vossas preocupações e dificuldades serão sempre o nosso desafio diário e a certeza de que a IROA, SA vai ser um instrumento fundamental ao serviço da agricultura regional.

Um grande abraço a todos.

Hernâni Ricardo Costa