Comunicado

O Conselho de Administração da IROA, S.A. vem informar, na sequência de uma notícia publicada a 05/07/2019 no jornal Ilha Maior, com o título “Agricultores insatisfeitos com localização do furo do Cabeço Pequeno”, com origem em alegados lavradores sob anonimato, que a localização do furo do Cabeço Pequeno resultou de um estudo hidrogeológico efetuado por um especialista islandês de grande renome, o Dr. Kritján Saemundsson, que conhece muito bem a realidade hidrogeológica da Madalena, pois estudou e projetou outros furos naquele concelho.

O lugar escolhido foi o mais viável para a execução do furo, porque a qualidade da água é a melhor comparada com a de outros furos explorados pela Câmara Municipal da Madalena para o abastecimento de água à população. Aliás, a execução do furo provou ser a localização correta e o posto de abastecimento aos lavradores, por razões técnicas e de pressão, teria de estar inevitavelmente numa posição mais baixa, sendo o local escolhido o de maior segurança, estabilidade de fornecimento e de melhor ligação aos reservatórios da Câmara Municipal da Madalena.

Nem a Associação Agrícola da ilha do Pico, nem a Câmara Municipal da Madalena contestam a localização e importância desta obra, porque entendem a importância da infraestrutura. Num abastecimento normal todos os veículos estarão dentro da sua faixa de rodagem e num circulo de segurança. Numa situação de urgência, o local escolhido é, sem dúvida, o melhor para mais viaturas estarem a aguardar a sua vez.

O protocolo de cedência deste furo à Câmara Municipal da Madalena, por motivos imperativos de abastecer a população com água de melhor qualidade em detrimento da qualidade de água para os animais, prevê, no entanto, que esta autarquia garanta o abastecimento neste local para os lavradores. Será, ainda, mantido o abastecimento aos lavradores no furo da Criação Velha e no furo da Mirateca, ficando a Câmara Municipal da Madalena como única entidade gestora da água no município quer à lavoura quer à população.

Presidente do Conselho de Administração da IROA, S.A

Ricardo Silva