Governo aumenta perímetro agrário da Agualva

Angra do Heroísmo 14-09-2004

O Governo Regional decidiu alargar a área do Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) Serra do Cume/Agualva, de forma a abranger mais 752 hectares de terrenos agrícolas situados nesta última localidade do concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

O secretário regional da Agricultura e Pescas, Vasco Cordeiro, visitou hoje a área a integrar no POA Serra do Cume/Agualva, acompanhado por vários lavradores, com explorações naquela zona, a quem explicou as intervenções previstas, no âmbito desta integração.

Abastecimento de água às explorações e alargamento e asfaltagem de caminhos agrícolas estão entre os trabalhos a realizar naquela zona, correspondendo assim o Governo a uma antiga aspiração dos produtores da Agualva.

Vasco Cordeiro disse, na ocasião, que, ao assumir este compromisso com a lavoura da Agualva, o executivo conta com a parceria dos proprietários das explorações, como se tem verificado em outras situações que redundaram em benefícios para a agricultura terceirense e para a economia da Região. Deu, mesmo, como exemplo a erradicação da brucelose na ilha Terceira, cujos testes indicaram em Agosto, pelo segundo mês consecutivo, zero casos positivos, o que motivou uma palavra de apreço por parte do governante.

Vasco Cordeiro anunciou, também, que estão a iniciar-se obras em caminhos agrícolas noutro ponto deste Perímetro de Ordenamento Agrário (na zona da Fonte do Bastardo), bem como os processos de reparação de condutas de água com origem na lagoa do Cabrito e de abastecimento daquele bem essencial à lavoura, nos Altares.

Partilhar Notícia